31.7.02

É líder

O nordestino é acima de tudo um forte. Agora são quatro imagens em Sergipe, incluindo a primeira na linha multiuso: veja as horas e uma santa ao mesmo tempo. Agora a moda é andar no ônibus 109 — dirigido por mim, guiado por Deus, protegido por Nossa Senhora Aparecida.
Ranking

 Posição   Estado   Santas   Anterior 
 1 
 São Paulo 
 3 
 1 
 2 
 Sergipe 
 2 
 2 
 3 
 Alagoas 
 1 
  
   
 Minas Gerais 
 1 
 2 
   
 Pernambuco 
 1 
 1 
   
 Rio de Janeiro 
 1 
 2 
   
 Rio Grande do Sul 
 1 
 2 


Para essa tabela está sendo considerado o Jesus de Alagoas, que acaba de entrar no ranking, e a desclassificação de uma das santas de Pernambuco (picaretagem tem limite! Anjinho de decoração natalina não dá). Estou estranhando nenhum Estado do nordeste ter aberto vantagem ainda - cadê o Padre Cícero na garrafa, o Frei Damião na porta de vidro do banco? Gente, reajam!

30.7.02

Vinde a mim as criancinhas

Parece que estamos começando a estabelecer uma regra. Crianças são quase sempre as primeiras a verem as imagens de Nossa Senhora do Vidro Embaçado. Talvez por serem mais puras, ou por sua imaginação ser mais livre, ou por terem mais tempo de ficar olhando para as janelas. Na Grande Aracaju, um menino de sete anos encontrou a segunda santa de Sergipe. A Tarde, mais uma vez, registrou.
Chamando Jesus de Genésio

A Tarde, de Salvador, conta a história da versão mais sofisticada até agora: na Avenida Beira Mar, em Aracaju. A mesma matéria mostra que em Alagoas o pessoal não entendeu direito o espírito (santo?) da coisa. Lá foi Jesus que apareceu, e numa... ah, vai lá e lê.
Tá bom, até que pode valer, mas agora São Paulo abriu vantagem com a única, a inigualável Nossa Senhora de Guadalupe de São Bernardo do Campo. Sabia que Bernô City não ia me decepcionar.
Como não vale?
Tá com medo, é? E daí que foi o enfeite de Natal? Só por isso é menos legítima? Pelo contrário: é a devoção sendo recompensada. Bem, mas vamos deixar os leitores decidirem. Vamos lá, gente! É só votar.

A santa do Hospital Oswaldo Cruz não vale! O pessoal do hospital disse que era a marca deixada pela decoração de Natal de uns quinhentos anos atrás. Bem que eu estava desconfiando daquele manto tão bem definido. Portanto, a santa do setor de oncologia está desclassificada, rebaixando Pernambuco para a segunda posição de novo. Ah, não estou com saco de colocar a tabelinha de novo, amanhã a gente coloca com a posição atualizada.
Vamos virar esse jogo!


 Posição  Estado   Santas   Anterior 
 1 
 São Paulo 
 2 
 1 
   
 Pernambuco 
 2 
 2 
 2 
 Rio de Janeiro 
 1 
 2 
   
 Rio Grande do Sul 
 1 
 2 
   
 Minas Gerais 
 1 
  
   
 Sergipe 
 1 
  

Duas santas em Pernambuco: agora temos uma no Hospital Oswaldo Cruz e outra na Basílica de Nossa Senhora do Carmo. E não venham me dizer que imagem em igreja não vale. Vamos virar esse jogo. Ah, e agora também em Sergipe, confirmando a força da fé nordestina.
Pintura íntima

Em MinasO jornal O tempo traz a sensacional história da cortina que acenou para chamar a atenção de todos. "Quando eu cheguei perto, vi primeiro o rosto e a mão esquerda da santa. Depois eu gritei a minha mãe, que veio correndo assustada", disse Carolina Ferreira, 13 anos, segundo o jornal mineiro.

Agora vem cá: não bastasse entornar tinta na cortina, ainda tinham que amarrar barbate e ficar puxando? Essa gente não tem mais nada o que fazer?
Assim estava escrito

"E surgirão falsos profetas, e enganarão a muitos. (...) Então, se alguém vos disser: 'Olha o Cristo aqui!' ou 'ali!', não creiais. Pois hão de surgir falsos Cristos e falsos profetas, que apresentarão grandes sinais e prodígios de modo a enganar, se possível, até mesmo os eleitos."
(Mateus 24, 11.23-24)

Isso para não falar dos eleitores enganados.
Ranking das santas

 Posição  Estado   Santas   Anterior 
 1 
 São Paulo 
 2 
 1 
 2 
 Rio de Janeiro 
 1 
 2 
   
 Pernambuco 
 1 
  
   
 Rio Grande do Sul 
 1 
 2 
   
 Minas Gerais 
 1 
  


São Paulo continua na liderança com duas santas (uma em Ferraz de Vasconcelos e uma em São Miguel Paulista). Minas Gerais entra com o pé direito no ranking com a primeira santa na cortina do país - páreo duro para a dramática santa do setor de oncologia de um hospital em Recife.
Bardahl, pague a propagnda!Faça você mesmo

O Santa Na Janela inicia mais um serviço de utilidade pública. Vamos mostrar como criar a sua própria imagem na vidraça. Primeiro, você vai precisar de um limpa-vidros. Aguardem as próximas instruções.

29.7.02

Tira o sofá da sala!

"Quanto à coerência no comportamento humano, nunca existiu: quanto mais paradoxal, mais humano. E em se tratando de fé, então, razão e sanidade muitas vezes passam ao largo. Quando passam. Há alguns dias assistimos ao espetáculo da santa que apareceu na janela de uma casa em Ferraz de Vasconcelos, interior de S. Paulo, fato este devidamente explorado pelos católicos de plantão Gugu, Ratinho e Hebe, que já é quase uma santa. Sempre muito emocionada, Hebe tem fé de que ainda porá Nossa Senhora de Fátima sentada no sofá, entre um Bruno e Marrone e um Alexandre Pires, como mais uma atração.

— Não duvido nada se um dia a imagem da santa aparecer impressa naquele sofá — vocifera colérica tia Norma. — O pessoal ainda vai sentar em cima dela — pragueja.

Tia Lola acredita que Ratinho, que também é extremamente religioso, não descansará enquanto não levar a santa no programa dele. E submetê-la ao teste de DNA, pra ver se ela é santa, mesmo. E ai dela se ela não for!

(...)

Bem diferente do que li outro dia na coluna social. Dizia que (sic) “Fulaninha de tal reuniu em sua casa um grupo de amigas para receber a visita de Nossa Senhora de Fátima. A santa foi levada em procissão por seis rapazes, leigos de vida consagrada, que vivem em comunidades espalhadas pelo Brasil. A chegada deles foi um espetáculo. Usando túnicas com um grande crucifixo aplicado no peito, botas pretas de cano alto e rosários na cintura, eles pareciam saídos da Idade Média. Gisela, Evinha, Moema e Helô, entre outras, rezaram, contritas. Julio Lopes, em campanha, também apareceu, mas não distribuiu santinhos. Enquanto todas as devotas iam até os pés da santa, em clima solene, Narcisa, com look ainda sixties da festa da Ilha Fiscal, inovou. Abriu os braços como Elis Regina quando cantava ‘Arrastão’. Detalhe: Laurinha Pederneiras preparou delícias para antes das preces: tempura de brie, no palitinho, salmão enrolado em biscoito, folheado de lagosta e cheesecake com calda de amora, além de torta de pecan e musse de chocolate.” Menu para teólogo algum botar defeito, que elas não são cristãs de só comer pão ázimo e tomar água."


Mauro Rasi, em sua coluna no Globo.
Nada como uma santa depois da outra

Vamos tentar pôr um pouco de ordem na casa. Se fosse um desenho do Scooby-Doo, Velma já estaria tentando estabelecer um padrão para as aparições. E nada disso será possível sem refazermos um cronograma.

15/7/2002 - Aparece a primeira imagem, na janela de uma casa em Ferraz de Vasconcelos (SP). Em poucos dias a notícia se espalha e multidões acorrem para o local, que de outra forma jamais ganharia as primeiras páginas, o horário nobre e muito menos este blog. Infelizmente, com isso os infelizes moradores da casa têm a sua rotina virada pelo avesso e não conseguem mais levar suas vidas.

18/7 - O padre Quevedo, especialista em sobrenatural de plantão, sempre pronto, é levado ao local pela equipe do programa de Roberto Cabrini na Band. Bate boca com os fiéis e diz que a imagem que apareceu num prédio envidraçado em Los Angeles era mais bonita.

21/7 - Gugu Liberato se emociona ao pousar em Ferraz de Vasconcelos e visitar Nossa Senhora do Vidro Embaçado, ao vivo para todo o Brasil no Domingo Legal.

23/7 - Ah, é assim? Então eu também quero! A segunda aparição é registrada na porta de uma cristaleira em São Miguel, também na Grande São Paulo.

24/7 - O bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, dom Paulo Mascarenhas, visita a imagem original, acompanhado de um batalhão de técnicos e cientistas.

25/7 - No Rio de Janeiro, as pessoas fazem fila para pegar o elevador de um prédio no Centro e ver de perto a imagem que apareceu na vidraça do último andar do edifício vizinho. No mesmo dia, o Regional News, combativo site noticioso com base no Vale do Paraíba mas sempre atento às grandes questões nacionais, cita a Agência Brasil para informar que apareceu uma imagem de 40cm no Rio Grande do Sul. A cidade? Ora, só poderia ser Santa Maria.

30/7 - O Centro de Oncologia de um hospital de Recife registra também a sua santa. Esperam-se curas milagrosas a qualquer momento. Como a sucessão sempre passa por Minas Gerais, uma imagem bem maior que todas as anteriores começa a atrair os fiéis em Belo Horizonte.

Esqueci alguma?
O Yahoo! Noticias España deu uma nota sobre a aparição da santa de Ferraz de Vasconcelos. Vejam a imagem que eles publicaram, totalmente fiel à original. Nem dá pra notar a diferença.


Essa é a santa que os ctrl+C e ctrl+V do Yahoo! viram

Essa é a santa original. Não é igualzinha?
Links para matérias da Agência Estado sobre A Original:


17/7: Mancha em janela atrai fiéis em Ferraz de Vasconcelos.

18/7: "Aparição" de imagem pode ser resultado de reação química.

19/7: Imagem de santa na janela pode ser fenômeno. Químico. (com imagem)

20/7: A imagem da Santa, em laboratório. (com imagem)

22/7: Suposta imagem de santa atrai 30 mil pessoas. (com imagem)